Início » Stadia é a nova plataforma de streaming

Stadia é a nova plataforma de streaming

Por Marcio

A Google já tinha anunciado que iria hoje (19/03) apresentar o seu novo projeto, a sua nova tecnologia de streaming de vídeo games na Game Developers Conference em San Francisco.

A Stadia vai assim ser a nova plataforma de jogos baseada na nuvem para concorrer com o Xbox, PlayStation e PC. Tem lançamento previsto para o final deste ano, primeiro nos EUA, Canadá, Reino Unido e Europa.

Stadia vai ser uma plataforma que estará acessível pela internet em diversas plataformas: navegadores, computadores, TVs e dispositivos móveis. Não será necessário qualquer tipo de download e vai ser possível usá-la com baixa latência. A Stadia permitirá que os jogadores entrem no jogo em apenas alguns segundos diretamente do YouTube.

Stadia pode transmitir jogos em 60 fps, com resolução HDR e 4K e no futuro, alcançará resoluções de até 8K e taxas de frames de até 120fps. A Google mostrou a plataforma rodando jogos triple A como Assassin’s Creed Odyssey da Ubisoft e Doom Eternal da id Software.

A Google terá um componente de hardware, chamado Stadia Controller . É um gamepad de aparência tradicional, com dois joysticks analógicos, quatro botões de face e botões de ombro. O controle vai conectar-se na nuvem via wi-fi e incluirá um botão “compartilhar” para se conectar ao YouTube e um botão do assistente do Google.

 

A Stadia será equipada nos data centers mundiais da Google, que estão espalhados em mais de 200 países, distribuídos por centenas de milhões de quilômetros de cabos de fibra ótica.

A Stadia irá ter como base uma máquina na nuvem com as seguintes especificações:

1080-8K
GPU – 10.7 teraflops (PS4 Pro 4.2 / Xbox One X 6.0)
CPU (x86) – 2,7 GHZ
Memoria – 16GB (RAM) – 484GB/s velocidade de transferência

A Stadia, traz uma grande mudança de paradigma na industria atual . Muitos já questionaram a Google, se haverá um serviço de assinatura, como o PS Now? Por enquanto, não há qualquer informações oficiais a respeito, mas Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, parece ter algumas ideias em mente.

Confira outras notícias