As novas instalações da Toei Animation, demonstração um ambiente de trabalho de luxo!
A Toei Animation em janeiro de 2018, transferiu-se para o seu novo estúdio na cidade de Oizumi em Nerima, Tokyo. Tanto suas condições de trabalho, design e espaço são do melhor que se pode ver na indústria. Os designs dos locais de trabalho dos animadores foram inspirados nos estúdios da Pixar e Dreamworks.
O estúdio é dividido por dois pisos, um para animação 2D tradicional e digital e outro para o departamento de 3DCG, além de cada piso ter o seu departamento de gerência. O edifício foi construído para arcar cerca de 600 funcionários, atualmente mais de 500 pessoas operam no estúdio. Cerca de 200 são staff relacionado a CG, e os 300 restantes são do departamento de desenhos 2D, além da equipe de gerência e o departamento de operação do museu da Toei que abriu as portas em julho de 2018.
Ao contrário de outros estúdios que têm o seu staff principal de 10 a 50 pessoas reunidas em um estúdio e/ou são divididos entre sub-estúdios, como por exemplo o estúdio Bones, a Toei reúne todos os departamentos e funcionários em apenas um enorme estúdio. Note-se que o seu antigo estúdio era um edifício com cerca de 60 anos de existência, e é esperado que este novo edifício dure pelos próximos 100 anos.
Ao planear a sua construção o ênfase foi para o designs das cadeiras de “desenho”, com o novo ambiente digital, era necessário adaptar os postos tanto para quem desenha em papel como para os que já desenham em tablets.
Apesar de ser uma vantagem em elaborar o trabalho digitalmente e envia-lo online, também tem o aspeto negativo que é o fato da comunicação entre o staff poder ser fragmentada, a produção era dividida por paredes nas secções de desenho e acabamento, cada um com o seu espaço fechado. Agora zona de trabalho digital, foi feita para incentivar uma maior comunicação “boca-a-boca”, tal como o piso foi construído para diminuir o barulho dos passos.
Nos Estados Unidos os designs dos estúdios são feitos para facilitar discussões entre o staff no caso de haver a necessidade de refazer alguma cena na pré-produção, no entanto, no Japão isso não é possível pela falta de orçamento. Ou pelo menos na maioria dos estúdios, porque a Toei pegou nesse estilo e o adaptou para a realidade japonesa. O ambiente de trabalho no estúdio da Toei foi feito de forma ao staff poder ver uma “preview” de qualquer cena antes de finalizada em um espaço apropriada para o feito, tanto para cenas em CG quanto para cenas em animação tradicional que tem uma sala própria. Podendo assim repetir o processo de animação várias vezes sem pesar muito no orçamento do projeto.